Investimento no conhecimento

“O princípio da sabedoria é: adquira a sabedoria; sim, com tudo o que você possui, adquira o entendimento” (Pr 4.7).

Sócrates era considerado pelos seus contemporâneos como um homem sábio. Porém, quando ele mesmo foi consultado a esse respeito, se ele era o homem mais sábio da Grécia, apenas respondeu: “Só sei que nada sei”. Sua resposta, na verdade, indica que é sábio conhecer a dimensão da ignorância própria, querendo dizer que quanto mais aprendemos, mais temos para descobrir.

Como seres humanos, não só existimos, também vivemos, e como seres inteligentes, dotados de razão, nós entendemos, somos capazes de adquirir conhecimento inteligível e aplicá-lo no progresso da vida, inclusive espiritual. Por isso, conhecimento é de uma preciosidade incomparável. Ninguém é sábio sem conhecimento.

A Bíblia, e nisso ela não poderia se omitir, nos exorta muito ao conhecimento espiritual.

Por exemplo, diz Pedro:

“cresçam na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2 Pe 3.18).

Também o Apóstolo Paulo:

“Por esta razão, também nós, desde o dia em que soubemos disso, não deixamos de orar por vocês e de pedir que transbordem do pleno conhecimento da vontade de Deus, em toda a sabedoria e entendimento espiritual” (Cl 1.9).

Você pode usar de seus recursos financeiros para adquirir diversos tipos de bens que lhe são importantes: Carro, roupas, eletrodomésticos, celulares, ferramentas, etc. Todos esses bens estragam, podem ser perdidos ou lhe serem roubados.

Diferente, porém, é o investimento financeiro na aquisição do conhecimento em cursos, livros, escola, e outros mais, pois uma vez que o conhecimento seja adquirido, ele é um bem que ninguém consegue tirar de você, ou seja, ele se torna um bem permanente, oculto na profundida de sua mente, onde ninguém pode acessar além de você mesmo.

Considere, ainda, uma última questão: Boa parte dos dízimos e ofertas  da igreja é para oferecer aprendizado aos seus membros e frequentadores. Eles sustentam seus pastores, pessoas que se dedicam integralmente ao ensino das Escrituras; também custeiam o material e recursos necessários à escola dominical, cursos de capacitação, e ainda as ferramentas digitais como esta que você está usando neste momento.

Neste sentido, ao dizimar e ofertar, a pessoa está investindo em conhecimento, daquele espiritual, falados pelos apóstolos Paulo e Pedro lidos nos versículos anteriores.

Invista em conhecimento, e ajude a igreja a ajudá-lo na sua aquisição deste bem intelectual e espiritual.